quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ministro de Estado das Comunicações Helio Costa manifesta apoio a pequenos provedores de Internet

Legenda: Da esquerda para direita: Fabiano Vergani (Internet Sul), Marcelo Siena (REDETELESUL), Senador Helio Costa (Ministro de Estado das Comunicações), Manoel Santana (Abramulti), Rosil Ney (Aprovi- PB/Aprove-PE) e Ricardo Cappucio (Consultor Jurídico em Telecom)


No dia 11/11/2009 reuniram-se no Ministério das Comunicações os representantes dos Provedores de Serviços de Internet com o Senhor Ministro das Comunicações Senador Hélio Costa para tratarem do Plano Nacional de Banda Larga. Na oportunidade os Provedores de Serviços de Internet buscaram trazer a realidade das milhares empresas espalhadas pelo Brasil e suas experiências de mercado.


O Ministro Hélio Costa declarou-se favorável e em sintonia com as reivindicações apresentadas e solicitou que seus assessores presentes na reunião Sr. Roberto Pinto Martins e Dr. Édio Azevedo que ficassem a inteira disposição para auxiliar no andamento das proposições discutidas, ainda solicitou aos provedores que apresentassem propostas para o Programa Nacional de Banda Larga, principalmente o de criação de um “backbone independente”, pois concordou com os Provedores que este servirá como estoque regulador da oferta para o setor.



O Ministro comprometeu-se pessoalmente em defender e sensibilizar as demais áreas do Governo para sua apresentação, em suas palavras “Os Pequenos Provedores de Serviços de Internet Brasileira possuem meu apoio incondicional para levar adiante as propostas que forem apresentadas”. Os Representantes dos Provedores de Serviço de Internet ficaram com a missão de apresentar suas proposições ao Ministério das Comunicações e deixaram o encontro entusiasmados pela receptividade e principalmente pelo comprometimento do Ministro, em suas palavras os representantes dos Provedores de Serviços de Internet afirmaram “Cremos que um backbone independente será uma excelente alternativa e uma forma indireta de evitar a integração vertical monopolística”. “Estamos presentes com a última milha em quase 100% das cidades brasileiras gerando empregos e tributos, o que com o auxílio do governo poderá ser instrumento de aceleração nos projetos de Inclusão Digital e universalização da Banda Larga”, conta Siena da



REDETELESUL. A REDETELESUL, que foi fundada em 2007, possui hoje associados presentes em mais de 200 cidades nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e já integra a cúpula do CONAPSI (Conselho Nacional do Provedores e Soluções em Internet) através de seu presidente Marcelo Siena. Para os afiliados da REDETELESUL foi uma honra termos sido convidados a integrar a comitiva que se encontrou com o ministro Hélio Costa pois tomamos assento no CONAPSI recentemente, o que o demonstra a projeção dos trabalhos até agora realizados pela associação que é sediada em Maringá no Paraná.



Fonte:http://www.redetelesul.com.br/



Fonte:Jornal O Diário do Norte do Paraná matéria do dia 25/11/2009

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

COTAÇÃO AGRÍCOLA NA PÁGINA INICIAL DA INGAMAR

Todo conteúdo é atualizado em tempo real . Veja
__COTAÇÕES AGRÍCOLAS__






AÇUCAR CRISTAL PAC 5KG







ALGODÃO AO PRODUDOR




CAFÉ ARÁBICA TP6 DURO




CAFÉ CONILLON




FARELO DE SOJA




FARINHA TRIGO INDÚSTRIA




FEIJÃO AO PRODUTOR




LARANJA CEASAS



MELANCIA CEASAS




MILHO



OVOS EXTRAS



SOJA (PARANÁ)




SUÍNO VIVO




TOMATE




TRIGO




Fonte: http://www.noticiasagricolas.com.br

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão quase que total no brasil teve origem em função de condições meteorológicas, diz MME

(Caos no trânsito sem semáforos na paulista)
Blecaute ocorreu após problemas em 3 linhas de transmissão no PR e SP.Causas do apagão devem ser divulgadas após reunião do CNOS à tarde

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta quarta-feira (11) que o apagão que deixou dez estados brasileiros no escuro teve origem em função de condições adversas meteorológicas. Em entrevista coletiva nesta manhã, ele afirmou que os problemas ocorreram em três linhas de transmissão, que recebem energia vinda da usina hidrelétrica de Itaipu (PR).

Segundo o secretário, as panes ocorreram em duas linhas que ligam a cidade de Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo. E outra, em uma estação que liga Itaberá a Tijuco Preto (SP).A energia, segundo o secretário, foi restabelecida quatro horas depois do começo do blecaute, que teve início às 22h14 de terça-feira (10). “Não há danificação de equipamentos. Houve uma frente [fria] muito forte, com ventos e chuvas muito fortes, concentradas em Itaberá”, explicou. A cidade recebe circuitos da usina hidrelétrica de Itaipu e redistribui energia para outras regiões.
Zimmermman destacou, porém, que as causas do apagão ainda não foram exatamente definidas. A origem do problema deverá ser apresentada em reunião marcada para às 17h, no Centro Nacional de Operação do Sistema Elétrico (CNOS).

sábado, 7 de novembro de 2009

Campanha contra dengue em Marialva !

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve diversas ações para combater o mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue ,cuidado não se esqueça dos vazos e recepientes fora de casa a
DENGUE MATA !

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Preparativos para a Festa da Uva já começaram



Evento deve ser realizado de 02 a 06 de dezembro e promete atrair grande público. A escolha da Rainha da Uva será no dia 13 de novembro junto com as festividades do aniversário da cidade.

O Governo Municipal de Marialva definiu a data da tradicional Festa da Uva. O evento será realizado de 02 a 06 de dezembro nas imediações da Igreja Matriz, no centro da cidade

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Trecho Sarandi Maringá Contorno Norte Será interditado em uma pista

Trecho Sarandi Maringá Contorno Norte obras ,Será interditado em uma pista contrutora pede paciencia aos motoristas será nos dias 26/10/09 À 30 /10/09

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Brasil pode liberar venda de carros com motor a diesel

Projeto de lei passa por avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos. Baixa qualidade do diesel é questionada por ambientalistas e montadoras.

Enquanto o Ministério do Meio Ambiente aumenta as restrições para emissões de poluentes por veículos leves (como carros, utilitários, furgões e picapes), tramita no Senado um projeto para permitir a venda de carros de passeio movidos a diesel. O combustível é mais poluente que o álcool, porém faz mais quilômetros por litro e emite menos CO2 que a gasolina. Isso o tornaria uma alternativa mais “ecológica”, segundo o autor da proposta, o senador Gerson Camata (PMDB – ES). A ideia é, no entanto, rejeitada por entidades ambientais e montadoras, porque o óleo diesel, em muitas regiões do país, ainda possui alta concentração de enxofre.
Na última quarta-feira (2), o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou a sexta fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estabelece novos limites de emissões de poluentes para automóveis leves movidos a diesel e a gasolina. A determinação entra em vigor para os veículos a diesel em 2013, e em 2014 para os movidos a gasolina.
O projeto de lei de Camata foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado em julho e, agora, passa por avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em caráter terminativo. Isso significa que, caso não haja nenhum recurso contrário por parte dos senadores, o projeto irá para a Câmara, sem necessidade de ser votado no plenário do Senado. Se os deputados aprovarem, a lei irá para sanção presidencia

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Novos temporais devem atingir o Paraná nesta segunda-feira

Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra principalmente nas regiões de Curitiba e Londrina. No domingo (18), cidade do Norte do estado sofreu com destelhamentos e quedas de árvores

Nesta manhã, o mau tempo já atingia a cidade de Maringá, no Noroeste, onde várias avenidas registram pontos de alagamento, com lentidão no trânsito. Ainda não há uma estimativa oficial de quantas vias estejam alagadas, mas o gerente de Manutenção de Roçamento e Arborização da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), Claudemir Celestino, afirma que diversas áreas da cidade foram afetadas.

Áreas de instabilidade voltam a provocar chuvas na maior parte do Paraná na manhã desta segunda-feira (19) e trazem o risco de temporais para as próximas horas. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, núcleos de chuvas de intensidade moderada a forte devem chegar a Curitiba ainda durante a manhã. Por conta disso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recomenda à população evitar áreas de encostas, morros e barreiras com risco de deslizamento; acionar o Corpo de Bombeiros ao primeiro sinal de alagamento; e redobrar a atenção nas rodovias, uma vez que a visibilidade deverá ficar prejudicada.
No início da manhã, a Defesa Civil emitiu alerta para o risco de temporais na região metropolitana de Curitiba e no Norte do estado, na área de Londrina, que já foi atingida por fortes chuvas na tarde de domingo (20). De acordo com o capitão Antônio Hiller, chefe da seção técnica da Defesa Civil, a previsão é de precipitação intensa e, por isso, há perigo principalmente de alagamentos. “O ideal é ficar em casa durante a chuva, mas para quem não pode, a orientação é ficar atento para se proteger de acidentes”, diz.
Na terça-feira (20), segundo o Simepar, as áreas de instabilidade gradualmente se afastam para a região Sudeste do país, o que traz uma melhoria nas condições atmosféricas no Paraná. A previsão de chuva se mantém, entretanto, nas áreas de divisa Norte do estado com o Sul de São Paulo.

Fonte:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=935462&tit=Novos-temporais-devem-atingir-o-Parana-nesta-segunda-feira

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Patrulheiros contabilizam 23 mortes nas rodovias do PR


O balanço parcial das polícias rodoviárias Estadual e Federal aponta que ocorreram 23 mortes nas estradas do Paraná durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. O número é inferior apenas ao do recesso de Corpus Christi, em junho, quando foram registradas 25 mortes em quatro dias.

Proporcionalmente ao número de dias, o feriado encerrado ontem foi o mais violento do ano até o momento, com uma média diária de quase oito mortes nas estradas. O recesso de Corpus Christi ficou com uma média de pouco mais de seis mortes por dia. O balanço final do feriadão será divulgado hoje.

Além dos óbitos, 287 pessoas ficaram feridas nas estradas do estado. Em relação ao balanço parcial do feriado do Dia do Trabalhador, último recesso do ano com três dias de duração, são 65 feridos a mais. Já o número de acidentes diminuiu de 293 para 199. A comparação com o mesmo período do ano passado não é possível, já que em 2008 o feriado caiu em um domingo.

As informações constam em matéria de Adriano Ribeiro, do Portal Tudo Paraná (Gazeta do Povo), do Grupo RPC.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Deus Abençõe Nossas crianças ! o futuro da humanidade !

Feliz dia das crianças !

Dia Também de Nossa Senhora de Aparecida Padroeira do BRASIL !

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Safra paranaense pode crescer até 18,2%


A safra 2009/2010 no Paraná deverá ser entre 15,8% e 18,2% maior que a anterior (2008/2009), com uma produção de 29,06 milhões a 29,67 milhões de toneladas de grãos.

A estimativa, a primeira para a próxima safra, foi divulgada ontem pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), que também prevê aumento entre 2,9% e 4,8% na produção nacional. Na última safra, a produção estadual foi de 25,09 milhões de toneladas, enquanto a nacional foi de 135,2 milhões de toneladas.

De acordo com a Conab, a área plantada no Estado pode variar de -0,1% a 1,5% em relação à safra passada. Mas o preço baixo do milho no mercado deve fazer com que os agricultores utilizem mais área para plantar soja.

No Paraná, as lavouras com soja devem ter um aumento de 244,2 mil hectares na área plantada em relação à safra passada. No País, a previsão é de 22,28 milhões a 22,65 milhões de hectares plantados (aumento de 2,6% a 4,2%), com a produtividade média crescendo 6,3%.

A Conab também prevê crescimento na produção do feijão primeira safra. No Paraná, a produtividade (a quantidade produzida dividida pela área plantada) deve crescer 34,2%.

A produção prevista deve ter aumento de 19,4% a 23,4%, mesmo com uma diminuição de 8% a 11% na área plantada. A primeira safra de milho também deve ter aumento na produção, entre 3,9% e 9,3%, com queda de 18% a 22% na área plantada.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, o Paraná tem potencial para recuperar as lavouras de feijão, milho e soja que foram prejudicadas na safra passada, principalmente pelo clima, que teve longos períodos de seca no início do ano, fortes geadas no inverno e excesso de chuvas nos últimos meses.

A recuperação prevista pela Conab para a próxima safra também leva em conta um clima em condições normais até a fase da colheita. O período de plantio da maioria dos produtos ainda está começando.

fonte: PARANÁ ONLINE - http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/401895/?noticia=SAFRA+PARANAENSE+PODE+CRESCER+ATE+182

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

4º Batalhão da Polícia Militar terá uma mulher no comando, interinamente


O 4º Batalhão da Polícia Militar terá novo comando. O tenente-coronel Adilson Castilho Casitas está assumindo a Chefia do Estado Maior do Comando do Policiamento do Interior, com sede em Curitiba. No lugar, assume, interinamente, a major Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, até o escalão superior da PM decidir quer ficará definitivamente no comando.


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Enem vaza e ministério anuncia cancelamento do exame


O vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou o Ministério da Educação a cancelar nesta madrugada a prova, que seria aplicada no fim de semana para 4,1 milhões de candidatos em 1,8 mil cidades do País. A decisão foi tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após ter sido alertado pela reportagem do Estado sobre a quebra do sigilo do exame. "Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance", afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, por volta da 1 hora, por telefone.

Na tarde de quarta-feira (30) o jornal foi procurado por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado e no domingo. Propôs entregá-las à reportagem em troca de R$ 500 mil. "Isto aqui é muito sério, derruba o ministério", afirmou o homem.

O Estado consultou rapidamente o material, para checar sua veracidade, sem se comprometer com a compra. Haddad, que diz nunca ter tido acesso ao conteúdo da prova, confirmou o vazamento ao consultar técnicos do Inep, órgão do ministério responsável pelo Enem. A comprovação da fraude se baseou em elementos repassados ao ministro pela reportagem, via telefone e e-mail. As questões originais estavam guardadas em um cofre, que foi aberto quarta-feira à noite para confirmar a informação.

O encontro no qual o Estado viu trechos da prova aconteceu quarta à noite, na zona oeste de São Paulo. O homem que telefonou para a redação estava acompanhado de outra pessoa. Eles disseram ter recebido o material na segunda-feira, de um funcionário do Inep. Afirmaram que o esquema de fraude tinha cinco pessoas.

"Ninguém aqui é bandido, ninguém tem ficha na polícia, nós dois temos emprego", disse o homem. Ele afirmou que recebeu o material "de Brasília, de gente do Inep, do MEC (Ministério da Educação)". Disse que viu na situação a oportunidade de ganhar dinheiro. "Não tenho motivação política." Ele afirmou que procurou um advogado para orientá-lo. "Registramos em cartório cópias das provas.

Seu companheiro, mais incisivo, cobrou o tempo todo da reportagem uma posição sobre o pagamento dos R$ 500 mil. "Isto aqui é muito grande, eu não quero correr o risco de morrer por nada." Diante da negativa da reportagem, ele se impacientou. "A gente vende isto aqui até por mais dinheiro", disse, revelando a intenção de procurar emissoras de TV.

Novo exame

O MEC tem uma outra versão da prova do Enem pronta para substituir a que foi cancelada. A expectativa do ministério é realizar o exame em 45 dias. Como a metodologia do Enem exige que as questões sejam pré-testadas, o Inep tem um banco com cerca de 1,8 mil delas. O exame mudou este ano para funcionar como vestibular unificado nacional: 24 universidades federais tinham abolido seus processos seletivos em favor do novo Enem.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Câmara recebe projeto que barra fichas sujas

A Câmara dos Deputados recebeu, ontem, o projeto de lei de iniciativa popular que tem o objetivo de impedir a candidatura de pessoas com condenação em primeira instância da Justiça por crimes praticados contra a administração pública e o patrimônio público ou por tráfico de drogas e estupro, entre outros. O presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP), afirmou que dará tratamento especial ao projeto que institui a ficha limpa em candidaturas.

fonte: PARANÁ ONLINE - http://www.parana-online.com.br/editoria/politica/news/400106/?noticia=CAMARA+RECEBE+PROJETO+QUE+BARRA+FICHAS+SUJAS

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Primeiro suplente beneficiado pela PEC dos Vereadores já pensa em ser prefeito

Nem bem tomou posse, o primeiro suplente do país a se beneficiar da PEC dos Vereadores já pensa em se candidatar a prefeito. André Luiz Guimarães Oliveira, do PT de Bela Vista de Goiás (GO), foi empossado na última sexta-feira (25), dois dias após o Congresso promulgar a PEC que ampliou em cerca de 7 mil o número de vereadores em todo o país.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Plantio de soja no Paraná avança para área recorde


Vai aumentar ainda mais o plantio de soja na safra de verão 2009/10 no Paraná. As lavouras devem avançar sobre o cultivo de milho e feijão, que devem perder em área plantada. A estimativa é do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, divulgada nesta sexta-feira (25).

A previsão de produção somente na safra de verão 09/10 é de 20,84 milhões de toneladas de grãos, volume 25% maior que o mesmo período do ano passado, quando a safra resultou em 16,54 milhões de toneladas.

Conforme a pesquisa, a área ocupada com soja na safra de verão avança de uma área plantada de 4,16 milhões de hectares, na safra 08/09, para 4,3 milhões de hectares, a maior área plantada no Estado. Se houver condições normais de clima, a produção deverá atingir um volume de 13,15 milhões de toneladas, um aumento de 40% sobre a safra passada, podendo consolidar novo recorde no Paraná.

Os produtores estão optando pela soja, pelos preços mais compensadores, maior liquidez no mercado e risco menor na condução das lavouras, avaliou o engenheiro agrônomo do Deral, Otmar Hubner.

Com o avanço da soja, a pesquisa confirma uma redução de 22% na área plantada de milho, que cai de uma área ocupada de 1,27 milhão de hectares na safra passada para 995 mil hectares plantados. Os produtores estão desanimados com os baixos preços do grão no mercado.
Mesmo com redução na área plantada, a previsão de produção é 6% maior em relação à safra de verão do ano passado, quando foram produzidas 6,55 milhões de toneladas do grão. Na safra 09/10 a estimativa aponta para um volume de 6,95 milhões de toneladas de milho na safra de verão.

O feijão da primeira safra também apresenta uma redução de 11% na área plantada, devendo cair de 369 mil hectares na safra 08/09 para 330.600 hectares plantados este ano. Como no caso do milho, se o clima se mantiver em condições normais, a produção será maior em 34% em relação à safra passada, passando de um volume colhido de 414 mil toneladas na safra passada para 553.646 toneladas na safra 09/10.

O plantio de soja no Paraná começa no mês de outubro. E a safra de milho está com 30% da área plantada, e o feijão com 33% da área plantada.

TRIGO - O excesso de chuvas que vem caindo sobre o Paraná desde o mês de junho já provocou perdas de 21% na safra de trigo. O potencial de produção da lavoura apontava para uma colheita de 3,5 milhões de toneladas, mas a última estimativa do Deral aponta para um volume a ser colhido de 2,77 milhões.

As lavouras mais atingidas pelas chuvas estão na região Norte do Estado, com 34% de quebra na produção e na região Oeste, com 29% de quebra na produção. Além do trigo, as chuvas estão prejudicando o rendimento das lavouras de triticale, canola e cevada.

fonte: JORNAL HOJE MARINGÁ, link: http://www.hnews.com.br/noticia-plantio_de_soja_no_parana_avanca_para_area_recorde-6559

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Arruda será cidadão benemérito


O economista e empresário Edmar Arruda recebe hoje, às 20 horas, na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Benemérito de Maringá. A homenagem foi proposta pelos vereadores Mário Hossokawa (PMDB), que é presidente do Legislativo, e Flávio Vicente (PSDB) em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Arruda na cidade.

Há 25 anos Edmar Arruda se destaca em atividades empresariais que, além de gerar empregos, convertem-se em autênticos projetos de responsabilidade social. Para ele, “a sustentabilidade deve ser a base de qualquer atividade econômica e a responsabilidade social é o único caminho para a inclusão e redução das desigualdades”.

Arruda nasceu no dia 26 de setembro de 1959, em Tuneiras do Oeste, região noroeste do Paraná. Aos 15 anos, em 1974 ele chegou em Maringá. Formou-se em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduou-se em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Planejamento e Desenvolvimento Agrícola pela UEM.

Ele é casado com Silvana, com quem tem três filhos, Fábio, Leandro e Lorayne. Na vida política, Arruda se destacou como vereador – mandato 2001/2004 - e foi também candidato a prefeito pela coligação PPS/PMDB/PL na eleição de 2004, quando obteve 15% dos votos no primeiro turno.

Arruda fundou o SecoviMed. Com atendimento igual ao de clínicas particulares, em 11 anos a empresa realizou 1,3 milhão de atendimentos médicos, odontológicos e exames a 20 mil trabalhadores.

fonte: O Diário do Norte do Paraná - http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/226446

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Caixa e bancos privados entram em greve; 31 agências estão fechadas

As agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e dos bancos privados estão fechadas nesta quinta-feira (24) em Maringá, por conta de uma greve deflagrada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Maringá e Região (Seeb). Os funcionários do Banco do Brasil não aderiram ao movimento e estas agências funcionam normalmente. Os bancários pedem reajuste salarial de 12% e participação nos lucros. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece aumento de 4,5%.

No total, 31 agências da cidade estão fechadas, com cerca de 700 trabalhadores parados. Seis agências seguem abertas e 220 bancários continuam trabalhando. O presidente do Seeb, Claudecir de Souza, informa que as agências de Cianorte e Astorga também estão fechadas. Nos demais municípios da região não há greve. "O movimento deve atingi-los até o final desta semana."

Os caixas eletrônicos operam normalmente, já que a reposição de cédulas, segundo Souza, é feita por uma empresa terceirizada. "Esse serviço é muito importante para os aposentados. Sabemos disso e por isso vamos deixar os caixas eletrônicos liberados para os usuários", disse o sindicalista.

O Seeb representa 21 municípios e conta com 121 agências bancárias e 25 postos de serviço. Na semana passada os sindicalistas de Maringá já haviam fechado as agências por uma hora, como forma de protesto

Reivindicações

A greve foi deflagrada na noite de quarta-feira (23), em assembleia que reuniu cerca de 220 bancários no salão da Paróquia Santa Maria Goretti. O sindicato de Curitiba também deliberou por paralisar as atividades. Além do reajuste de 12%, os trabalhadores edem participação anual nos lucros de R$ 3.850 e mais três vezes o valor do salário. Eles também exigem o fim de metas abusivas e melhores condições de trabalho.

A Fenaban, que é o braço sindical da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), oferece 4,5% de aumento e diz, por meio da assessoria de imprensa, que considera a greve um ato extremo e precipitado. O Fenaban diz ainda que já foram feitas quatro reuniões com os bancários, sem que se chegasse a um acordo.

No caso de Maringá, a negociação é conduzida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), já que o Seeb é filiado a essa instituição. Há sindicatos que atuam junto a Central Única dos Trabalhadores (CUT), como Campo Mourão, por exemplo.

fonte: JORNAL MARINGÁ ONLINE: http://portal.rpc.com.br/jm/online/conteudo.phtml?tl=1&id=927297&tit=Caixa-e-bancos-privados-entram-em-greve-31-agencias-estao-fechadas

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Primeiro passo para viabilizar "Trem Pé Vermelho" será um levantamento de perfil do futuro usuário


A reativação de um trem de passageiros entre as cidades de Londrina e Maringá voltou a ser discutido entre as autoridades da região nesta segunda-feira (21). O presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), Samuel Gomes, coordenou uma reunião técnica, na sede da Região Metropolitana de Londrina, no qual foi discutida a viabilidade da implantação do “Trem Pé Vermelho”.

Segundo Gomes, a Ferroeste já dispõe de R$ 400 mil que serão destinados a realização de um levantamento de um perfil dos possíveis usuários do trem. O estudo servirá como base para a reativação do serviço, pois indicará quantos vagões serão necessários, quais os horários de pico, as principais origens e destinos, além de indicar a possibilidade da utilização da malha ferroviária atualmente destinada ao transporte de cargas.

De acordo com o presidente da Ferroeste, o estudo deve ser realizado em um período de seis meses, no entanto, ainda está indefinida a data de início do levantamento, pois as autoridades estão analisando se começam a coleta de dados ainda neste ano ou aguarda o início do ano letivo de 2010 para realizar o estudo. “Existe essa demanda. Dentre de 15 dias teremos os dados secundários, como a movimentação de passageiros via terrestre”, disse.

Gomes explicou ainda que acompanhará um plano de trabalho desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina e a empresa Trensurb, de Porto Alegre (RS) com o objetivo de saber se há como adaptar o estudo para Londrina. Em 2000, um trabalho desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o objetivo de identificar as demandas do setor apontou o trecho entre Maringá e Londrina como um dos nove em todo o país com importante potencial econômico para receber as primeiras obras. Esse será o argumento para garantir parte dos R$ 1,7 bilhão que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende colocar em projetos deste tipo.

No dia 26 de agosto, prefeitos de doze cidades da região já tinham se reunido em Maringá, para discutir o assunto. Na ocasião, Gomes disse que ainda era cedo para falar em prazos, mas ele acredita que em 2011 os vagões já estejam nos trilhos, literalmente.

Vantagens na viagem

O público atendido terá basicamente dois perfis. Um regional, para quem precisa simplesmente viajar entre os dois centros. Outro metropolitano, voltado para a população das regiões que têm Londrina e Maringá como polo e que precisam ter outras opções de deslocamento. Este com maior demanda.

Também seria destinado às pessoas que estejam visitando a região Norte/Noroeste do Paraná, embora o objetivo principal não seja turístico, mas de desenvolvimento econômico. Para brigar com o fator tempo, que não seria muito alterado em comparação com a viagem de carro ou de ônibus (que varia entre uma hora e uma hora e meia) e com pelo menos 10 paradas nas cidades que devem ganhar estações, os entusiastas apostam na segurança e nos preços acessíveis. “Em países que já adotam o meio de locomoção, a tarifa é subsidiada”, exemplificou Gomes. Conforto também conta, e os carros devem ter, inclusive, com acesso à internet.

FONTE: JORNAL MARINGÁ ONLINE - http://portal.rpc.com.br/jm/online/conteudo.phtml?tl=1&id=926311&tit=Primeiro-passo-para-viabilizar-Trem-Pe-Vermelho-sera-um-levantamento-de-perfil-do-futuro-usuario

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O evento acontecerá em duas etapas: De 11 à 14 de novembro; e de 02 à 06 de dezembro de 2009


O Governo Municipal de Marialva tem se empenhado aos preparativos da tradicional Festa da Uva Fina, que terá a sua 17ª Edição realizada nos meses de novembro e dezembro.
A Comissão Organizadora do evento promete proporcionar a comunidade, momentos de alegria, lazer e diversão. Uma das inovações será a 1ª Exposição de Flores, atividade em pleno crescimento no município. Além da escolha do Prato Típico de Marialva, barracas, parque de diversões, concursos e shows musicais.
A festa, que no passado acontecia a cada dois anos, agora, segundo o prefeito Edgar Silvestre, o Deca, será anual. “É um compromisso que nós assumimos com a população. E não vai ser mais em janeiro, vai ser no início de dezembro, época em que nós temos uva, pois é início de safra”, explicou.
“Nós temos que promover a nossa viticultura, floricultura e a agroindústria. A festa vai proporcionar isso e as pessoas vão conhecer e ver como Marialva é forte”, afirmou Deca.
Programação
11 de novembro – Lançamento da safra de uva
12 de novembro – Encontro de Viticultores
13 de novembro – Concurso da Rainha da Uva
14 de novembro – Desfile do aniversário da cidade com a presença da Rainha da Uva
2 a 6 de dezembro – Festa da Uva nas imediações da Igreja Matriz de Marialva.
* Os shows ainda estão sendo definidos.


Origem: Assessoria de Imprensa PMM

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Paraná já tem mais de 10 mil casos confirmados de gripe A

Mais dez mortes causadas pela gripe A (H1N1), a gripe suína, foram registradas no Paraná. Os óbitos aconteceram nas regiões de Jacarezinho (3), Maringá (2), Curitiba (1), Guarapuava (1), Pato Branco (1), Umuarama (1) e Toledo (1). Assim, o total de vítimas fatais no Estado chegou a 236, o segundo maior número do País, atrás somente de São Paulo.

Os casos confirmados da nova gripe já é de mais de 10,1 mil, um acréscimo de cerca de 2 mil em relação à semana passada. A taxa de mortalidade do Paraná é bem superior a outros estados brasileiros, 2,21 mortes a cada 100 mil habitantes. A média nacional, em comparação, é de 0,47, enquanto a de São Paulo fica em 0,79, segundo última atualização de dados do Ministério da Saúde.
O maior percentual de mortes está na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com 33,1%, seguida pelas regiões de Cascavel (8,5%), Foz do Iguaçu (7,6%) e Toledo (5,1%).

Fonte: Paraná online - http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/397588/?noticia=PARANA+JA+TEM+MAIS+DE+10+MIL+CASOS+CONFIRMADOS+DE+GRIPE+A

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Trigo de safra recorde vira prejuízo no Paraná


Ponta Grossa - Revisão para baixo na estimativa da produção de trigo do Paraná será divulgada na próxima semana pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura (Seab). Os números devem finalmente confirmar a queda expressiva que vem acontecendo em função do excesso de chuvas em quase todas as regiões do estado, nas nove áreas definidas pelo zoneamento agrícola.

Os técnicos relatam que em alguns pontos da região Norte produtores estão prevendo perda total da produção. Em agosto, o Deral confirmou a quebra de 9%. Com o aumento das chuvas, esse índice deve ser maior. O secretário de Agricultura Valter Bianchini já fala em redução de 20%. “É uma queda lastimável”, declarou ele semana passada, em encontro com produtores em Tibagi. O levantamento mais recente do Deral, divulgado no final do mês passado, prevê a colheita de 3,17 milhões de toneladas. A previsão inicial era de que o plantio de 1,29 milhão de hectares rendesse ao estado 3,49 milhões toneladas de trigo.

Otmar Hübner, técnico do Deral, comenta que o maior problema foi o prolongamento da chuva. “Nas regiões onde o trigo é plantado antes, a situação ficou pior. As espigas que não apodreceram acabaram favorecendo a germinação de grãos”, diz, acrescentando que, mesmo com rigor visto nas lavouras do estado, como o escalonamento de plantio, uso de variedades diversas e manejo adequado, o clima deste ano foi atípico e pegou a todos de surpresa.

Para Ely Germano Neto, que plantou 2,5 mil hectares em áreas em Arapoti e Piraí do Sul, no Centro-Sul do estado, o susto foi grande. A produtividade, que chegou a atingir picos de 7 mil quilos por hectare no ano passado, com média de 5 mil kg/ha, não passou de 1,5 mil Kg/ha no primeiro talhão colhido, na semana passada. “Os primeiros dias de colheita já mostram a queda na qualidade dos grãos”, diz ele, prevendo prejuízo, já que o valor pago pelo trigo de menor qualidade, destinado a ração, equivale a 20% do valor do grão à panificação (hoje em R$ 500 por tonelada). A quebra foi causada pela giberela, doença fúngica que afeta a formação das espiga e o enchimento dos grãos.

Francisco Simioni, diretor do Deral, confirma que a redução não deve comprometer somente a produtividade, mas a qualidade do trigo. “Isso vai acabar interferindo nos preços”, ressaltou durante reunião com representantes de cooperativas e entidades agrícolas. No encontro, foram apresentados dados da Embrapa sobre a situação da cultura. Os dados mostram que dos quase 1,3 milhão de hectares semeados com trigo no Paraná, pelo menos 780 mil, ou 60% da área, poderão sofrer prejuízos de até 80% devido ao excesso de chuvas.

Na região Centro-Oeste, uma das primeiras a plantar trigo no Paraná, a produtividade não deve chegar a 2 mil quilos por hectare, ante expectativa de mais de 3 mil kg/ha. No Centro-Sul, onde a colheita ainda deve se estender por cerca de 60 dias, produtores confirmam queda de até 80% no rendimento médio, que em condições normais deveria chegar a 3,25 mil kg/ha.

Na fazenda Wilhelm Marques Dib, no município de Sengés, próximo a divisa com São Paulo, a média acima de 3 mil kg/ha do ano passado deve cair pelo menos 25%. É o que prevê o agrônomo Carlo Rodrigo Dornelles, que acompanha a área. “Ainda temos pelo menos dois meses de colheita, mas já dá para ver que não teremos o resultado esperado”. Ele lembra que houve excesso de chuvas durante todo o desenvolvimento da lavoura, o que disseminou os fungos causadores da giberela e da brusone.

Precipitação

Levantamento do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) mostra que nos últimos meses houve excesso de chuvas em todo o estado. Em junho, choveu 108 mm, sendo que a média histórica é de 89 mm. A média para julho é de 64 mm, mas choveu 244 mm, quase quatro vezes mais. Já o mês de agosto registrou precipitação de 80 mm, também acima do histórico de 53 mm. O mês de julho registrou o maior índice de chuva medido pelo instituto, desde 1976.

Fonte: Gazeta do Povo - http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/caminhosdocampo/conteudo.phtml?tl=1&id=925009&tit=Trigo-de-safra-recorde-vira-prejuizo-no-Parana

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Trabalhadores dos Correios em greve


Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) estão em greve a partir de hoje, por tempo indeterminado. Sem avanço nas negociações, que iniciaram em agosto, os sindicatos realizaram assembleias regionais pelo País ontem à noite para decidir sobre a paralisação.

No Paraná, as reuniões ocorreram em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Todas decidiram pelo início da greve, seguindo recomendação da diretoria nacional da categoria.

A principal bandeira pela qual os funcionários do Correios pretendem reivindicar é reajuste de R$ 300 no salário. Hoje, o salário inicial da categoria é de R$ 647 e a média salarial varia de R$ 750 a R$ 800, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR).

Além de reajuste salarial, os funcionários querem contratação de mais profissionais, fim das terceirizações, plano de cargos e salários e reposição de perdas salariais, na faixa dos 41%, segundo cálculo do sindicato.

"Aumento do efetivo melhora o atendimento à população. No Paraná, a nossa defasagem chega a 30%", acredita o secretário-geral do Sintcom-PR, Nilson Rodrigues dos Santos. Em todo o Paraná, a ECT conta com 6,2 mil trabalhadores, sendo 3 mil carteiros.

Praticamente a metade desse total concentra-se em Curitiba e região metropolitana. Os trabalhadores reclamam que as negociações com a empresa não avançaram.

A ECT chegou a apresentar proposta de manutenção do atual acordo coletivo de trabalho, 4,5% de reajuste salarial e aumento do valor em itens como vale-alimentação, vale-cesta e creche, o que foi rejeitado pelos funcionários.

No fim da tarde de ontem, uma nova reunião chegou a acontecer, em Brasília, entre a direção da ECT e representantes dos trabalhadores. Mesmo assim, não houve acordo.

No ano passado, os trabalhadores da ECT fizeram duas greves, em abril (com duração de sete dias) e em julho (durante 21 dias), além da tentativa de uma terceira paralisação no fim de 2008.

Na época, a discussão era sobre o pagamento de um adicional de 30% para carteiros que atuam na coleta externa, a partir de um termo de compromisso firmado pelo governo federal e não cumprido até então. Depois das paralisações, o valor foi incorporado ao salário da categoria.

Fonte: Paraná Online - http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/397061/?noticia=TRABALHADORES+DOS+CORREIOS+EM+GREVE

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pulgas paralisam aulas de colégio estadual

As aulas do Colégio Estadual Maria Carmella Neves de Souza, em Presidente Castelo Branco, a 34 quilômetros de Maringá, foram suspensas na última quinta-feira (10). Dessa vez, a paralisação não foi motivada por medidas de prevenção a gripe A, mas sim, para exterminar pulgas que infestaram o prédio da instituição de ensino. Cerca de 700 alunos devem retornar nesta terça-feira (15), depois da dedetização.

A diretora do colégio, Eunice Faccin não foi encontrada na escola para dar explicações, mas segundo uma funcionária, que preferiu não se identificar, as pulgas estavam alojadas em um cachorro morto, no porão da escola.

O cachorro morto estava cheio de pulgas, e na retirada do animal, os insetos se espalharam pela escola e em residências ao redor. A Vigilância Sanitária já teria feito a dedetização do local. Os alunos devem voltar a frequentar as nesta terça.

fonte: JORNAL MARINGÁ ONLINE

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ação conjunta das polícias civil e militar põe fim a seqüestro

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar de Umuarama pôs fim a um seqüestro de uma família de seis pessoas. De acordo com a polícia, o seqüestro aconteceu por volta das 20 horas de quinta-feira (10), quando os suspeitos deram voz de assalto a uma família de seis pessoas que estava em um sítio na área rural da cidade de Tapira, distante cerca de 50 km de Umuarama. "No local, eles roubaram uma caminhonete Hilux, e para evitar que a polícia fosse avisada, os suspeitos levaram toda a família como refém, inclusive uma senhora de 82 anos e uma criança de um ano e meio", disse o delegado de Umuarama, Valdir Balan. Em seguida, os assaltantes teriam seguido para Douradina e depois para Umuarama, onde a quadrilha teria se dividido. "Nesse momento, três integrantes do grupo ficaram cuidando dos reféns no meio de um cavanial e outros três foram ao Paraguai para vender a caminhoneta roubada", explica Balan. Thiago Figueiredo de Freitas, 19 anos, Enéas Venâncio da Costa, 19, e um adolescente foram surpreendidos por policiais civis e militares na rodovia PR 323, enquanto viajavam rumo ao Paraguai para vender o carro roubado. Os três indicaram o local do cativeiro onde o restante do grupo vigiava as vítimas. Porém, chegando ao local indicado, a polícia constatou que o restante da quadrilha havia fugido e abandonado as vítimas. Em depoimento, Freitas, Costa e o adolescente apreendido afirmaram não ter participado do roubo. "Os suspeitos disseram que sua tarefa era apenas levar a camionete até o Paraguai, onde a venderiam por pouco mais de R$ 10 mil. Para esse serviço, eles ganhariam R$ 2 mil, que seriam divididos entre eles", explica o delegado. Segundo a polícia, os três detidos fazem parte de uma quadrilha especializada em roubos de carros e de camionetes com ação em toda a região Noroeste do Paraná. O adolescente já foi detido outras vezes em ato infracional e Freitas é conhecido da polícia por envolvimento em outros roubos. Eles responderão por roubo agravado, seqüestro e formação de quadrilha. A caminhonete foi devolvida ao proprietário e a polícia continua a investigação para identificar os demais integrantes do grupo.

Fonte: Tribuna do Norte do Paraná

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sarandi - Administração pública libera recursos para obras de asfalto


Uma Reivindicação de anos da comunidade torna-se uma realidade a partir de agora. A Administração pública municipal liberou recursos próprios para obras de asfalto na cidade, uma verba de quase 300 000 (trezentos mil reais) será disponibilizada para execução de obras asfálticas num trecho de mais de mil metros a partir do Fórum da Comarca estendendo-se até o cemitério municipal. Esta obra praticamente conclui a malha asfáltica da avenida Maringá estendendo-se até o Km 15 beneficiando vários bairros adjacentes como por exemplo Jardim Nova Aliança, o próprio XV, escola rural Darcy Mochi bem como a Casa Lar Nossa Senhora da Esperança e ouros. A importância desta obra se mede no grande fluxo de veículos que trafegam pelo local, uma vez que o mesmo serve acesso ao Cemitério Municipal. O Prefeito disse à imprensa que um grande esforço está sendo feito para que essa obra seja realizada, pois o anseio de toda comunidade é grande. A intenção do governo municipal é abrir a licitação no dia de hoje(10), sendo que a verba já foi liberada pela Secretaria de Fazenda. Estima-se que as obras se iniciem no dia 10/10 (Dez de outubro), tendo sua finalização o mais breve possível após a data de início.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ricardo Barros na lista dos 100 parlamentares mais influentes


O deputado federal Ricardo Barros aparece novamente na lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional numa definição do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Essa é sexta vez que o nome do deputado paranaense aparece entre os 100 parlamentares mais influentes, aqueles que estão presentes nas principais decisões que envolvem o país.

Segundo o Diap, são apontados aqueles que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo. Eles avaliam e destacam a capacidade do parlamentar de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
Por Tema:
O Diap também faz uma avaliação dos parlamentares que obedece uma especialização. São deputados ou senador com domínio sobre determinados temas, além de se constituírem em fontes de consulta de seus colegas e serem muito requisitados pela imprensa, são chamados com freqüência para coordenar negociações, relatar matérias, encaminhar votações em plenários, enfim, são considerados no processo decisório. Barros destaca-se no tema Orçamento ao lado da senadora Ideli Salvati

Fonte: Jornal Hoje Maringá - http://www.hnews.com.br/noticia-ricardo_barros_na_lista_dos_100_parlamentares_mais_influentes-6158

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Temporais causaram mortes em Santa Catarina e Paraná e Rio grande do sul



O vento e a chuva forte causam estragos no Sul do país. Em Guaraciaba (SC), quatro pessoas morreram na madrugada desta terça-feira (8) e outras três estão internadas.

Municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná registraram quedas de árvores, detelhamentos e pessoas feridas devido às tempestades. Com temporal, São Paulo registrou 132 quilômetros de lentidão no trânsito às 9h30

Conforme a previsão, o tempo deve continuar instável no Sul, devido à ação de uma frente fria. A previsão é de chuva forte a qualquer momento nos três estados da região.


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cafezais estão sendo erradicados no Vale do Ivaí


Na década de 60 a cafeicultura se constituía num dos elementos centrais no processo de ocupação do Vale do Ivaí. A procura pelos produtores rurais, por terras férteis que pudessem garantir a expansão do café, fez do produto o grande responsável pela colonização da região. Durante quase trinta anos os cafezais foram à principal atividade econômica no Vale do Ivaí, que é constituído em sua maioria por pequenas e médias propriedades rurais. Com o agravamento da crise na cafeicultura a partir de1975, quando as geadas atingiram de maneira desastrosa os cafezais e com a intensificação do êxodo rural, os pequenos e médios produtores iniciaram o processo de abandono da cultura e se dedicaram ao cultivo de outras lavouras. Apesar disso, alguns produtores insistiram no negócio e mantiveram parte de suas propriedades com o cultivo da planta Entretanto, nos últimos anos os poucos cafezais existentes na região vem encontrando um cenário cada dia mais desfavorável, principalmente pelo baixo preço do produto, o alto custo de produção e a falta de mão de obra. "A situação está insuportável e os produtores, com certeza, abandonarão esta atividade, que já foi muito lucrativa e, nesse momento, está sendo um dos piores negócios dentro da atividade rural", argumenta o agrônomo Sergio Carlos Empinotti, do Departamento de Economia Rural (Deral), da regional de Ivaiporã da Secretaria de Estado do Abastecimento (SEAB). Segundo o agrônomo para a próxima safra 2009/2010 a área de café na regional, que atualmente é de 7 mil hectares deverá ter uma redução de aproximadamente 20%. De acordo com Empinotti o custo de produção aumentou mais de 100% em relação a 2004. O valor absoluto do custo de produção de R$ 328,00/sc é maior que a média do preço pago ao cafeicultor em 2008, de R$ 240,00/sc. O fator que mais impactou no custo de produção foi o adubo, que, em 2007, era de R$ 1.718,00/ha e, em 2008, de R$ 2.874,00/ha. Hoje o preço recebido pelo produtor não passa, em média, de R$ 235,00/sc, com os descontos de FUNRURAL, seguros, armazenagens, mão de obra, dentre outros, a diferença do preço de venda para o custo de produção chega a R$ 93,00/sc. O produtor rural Benedito Trova Ribeiro possui um sitio de 10 alqueires entre Lunardelli e Jardim Alegre. Ele conta que durante toda a sua vida foi produtor de café. Há 12 anos quando veio morar na região chegou a ter a totalidade da área com o cultivo do produto. Nesta semana ele arrancou o último alqueire, onde ainda havia o cultivo da lavoura. "O preço é desanimador, e não compensa. Além disso, não estamos conseguindo mão de obra para o manejo e a colheita", assinala Ribeiro. Na área onde o café foi arrancado o agricultor diz que pretende plantar soja. Cafeicultor na região de Jacutinga a mais de 20 anos em Ivaiporã, Marcelo Freitas de Souza, atualmente trabalha em uma lavoura de 4 alqueires em porcentagem com o cunhado. Ele também se diz desanimado e reclama dos custos da colheita e do preço de venda do produto. "Está muito difícil, principalmente na colheita, hoje nos estamos pagando aos diaristas em média R$ 35,00 reais por dia, na hora de vender e ver os lucros não sobra nada", assinalou Souza.

Fonte: Tribuna do Norte - http://www.tribunadonorte.com/index.php?setor=DETALHESNOTICIA&nid=416963

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Descoberto anticorpo que pode levar a vacina contra aids

Batizados de PG9 e PG16, esses "superanticorpos" têm maior capacidade de frear o HIV, um vírus difícil de se combater em razão de suas múltiplas e rápidas mutações

Um grupo de pesquisadores norte-americanos descobriu dois novos anticorpos - bastante potentes e produzidos por uma minoria das pessoas infectadas - que possibilitariam a criação de uma vacina contra o vírus da aids. Agora, os cientistas vão tentar explorar vulnerabilidades do HIV, o vírus da imunodeficiência humana, para elaborar novos enfoques a fim de conceber uma vacina.
A aids já matou mais de 25 milhões de pessoas desde 1981, em especial nos países mais pobres, particularmente na África subsaariana. Batizados de PG9 e PG16, esses "superanticorpos" - chamados em inglês de "broadly neutralizing antibodies" (bNAbs), ou seja, anticorpos amplamente neutralizadores -, têm maior capacidade de frear o HIV, um vírus difícil de se combater em razão de suas múltiplas e rápidas mutações. O processo pelo qual esses anticorpos foram descobertos pode revelar mais vulnerabilidades do vírus, estimam os pesquisadores, cujo trabalho foi publicado na edição mais recente da revista Science.


http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=921330&tit=Descoberto-anticorpo-que-pode-levar-a-vacina-contra-aids

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Emenda de Mercadante LIBERA notícia eleitoral na WEB


O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), tenta corrigir, por meio de emenda, uma excrescência aprovada nesta quarta (2) por duas comissões do Senado.




Reunidas em sessão conjunta, as comissões de Justiça e de Ciência e Tecnologia aprovaram, por unanimidade, a limitação do noticiário em portais e blogs da web.

A prevalecer o que foi aprovado -por unanimidade, diga-se-, a internet seria equiparada, em períodos eleitorais, ao rádio e à TV.

Não poderia veicular, por exemplo, artigos a favor ou contra candidatos, partidos ou coligações.

Debates na internet? Só convidando todos os candidatos. Entrevistas? Ou faz com todos ou não faz com nenhum.

Charges? Proibido. A maluquice foi enganchada no artigo 45, inciso 3 da nova lei.

Referendada pelas comissões, o projeto vai ao plenário do Senado na próxima semana. É ali que Mercadante tentará fazer prevalecer a sua emenda.

“Estou propondo suprimir as restrições e deixar, na internet, a mais absoluta liberdade”, disse Mercadante ao repórter.

“Primeiro porque a imposição de restrições é ineficiente, não tem como fazer isso na internet. Segundo, porque é indevido. A essência da internet é a liberdade”.

A emenda de Mercadante sugere, em contrapartida, a inclusão na lei de uma regra que assegure o direito de resposta na web.

Políticos que se julguem ofendidos poderiam recorrer à Justiça Eleitoral, que teria 48 horas para se pronunciar.

Uma vez concedida, a resposta teria de ser veiculada por um período não inferior ao dobro do tempo de exposição do material tido por ofensivo.

“Esse dispositivo do direito de resposta já está na lei. Apenas estamos reforçando em relação à internet. Com isso, preserva-se o direito de defesa contra agressões”.

Por que não sugeriu a emenda já na votação das comissões? “Essas limitações vieram da Câmara. Foram mantidas porque não houve discussão”, diz Mercadante.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

UEM e UEL encabeçam ranking das melhores universidades do Paraná

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi considerada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo segundo ano seguido, a melhor instituição de ensino entre as universidades do Paraná. É o que aponta o novo Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta segunda-feira (31), em Brasília. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a segunda do estado, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo o relatório, a UEM atingiu 343 pontos, o que lhe deu a 4ª colocação no ranking da Região Sul e a 21ª, no ranking nacional, que tem a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na liderança. “Isso se deve ao nosso projeto de qualificação de servidores. Hoje temos aproximadamente mil doutores no corpo docente”, disse o reitor da UEM, Décio Sperandio. “Vamos celebrar essa posição, mas sem ufanismos. Sabemos que podemos melhorar. A responsabilidade aumenta junto com a credibilidade”, completou

O IGC, uma espécie de compilação de diversos dados do MEC, avalia anualmente a qualidade de cursos de graduação, doutorado e mestrado. O índice considera critérios como o desempenho dos estudantes no Enade, a infraestrutura das instituições e a qualidade dos professores e do programa pedagógico das avaliadas, variando entre 0 e 500. Faculdades, centros universitários e universidades são avaliados em categorias distintas porque tem portes diferentes, o que inviabiliza uma comparação direta.

Brasil teve piora e Paraná ficou estável

Se no Brasil o IGC apontou aumento no número de universidades com notas ruins, no Paraná isso não se repetiu. Entre 178 universidades avalidas no país, 15 (8,4%) têm IGC 2, nota considerada baixa. Em 2007 eram 9 de 177 (5,1%).

A situação no Paraná permaneceu praticamente estável na comparação com o ano passado e nenhuma das universidades apresentou IGC 2.Entre as 12 avaliadas, sete subiram no índice e cinco caíram. A maior ascensão foi da Universidade Paranaense (Unipar), que passou de 206 para 220 (6,79%) – ainda sim é a pior classificada. Segundo a assessoria de comunicação da Unipar, a diretoria só vai se pronunciara sobre o assunto nesta terça-feira (1).

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) teve a queda mais acentuada, de 299 para 290, variação de 3%. Segundo o professor Álvaro Peixoto, da pró-reitoria de graduação, a UTFPR pode ter sido prejudicada porque algumas turmas fizeram a prova errada no último Enade. “Tivemos alunos dos cursos de tecnologia que fizeram a prova do bacharelado. Alunos de engenharia civil fizeram exame na área de produção”, disse. Mesmo assim, Peixoto não considera grande a queda. Ele explicou que a universidade comunicou o MEC sobre as provas trocadas, mas que ainda não obteve resposta.

Entre as universidades particulares a líder é a Universidade Positivo (UP), com 285 no IGC, seguida pela Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), que obteve 277, e pela Universidade Tuiuti do Paraná, com 220. Na categoria de Centros Universitários, O MEC avaliou sete instituições, sendo que ano passado haviam sido apenas quatro. O Centro Universitário Franciscano do Paraná, de Curitiba, manteve a dianteira, com IGC 337, seguido pelo Unicuritiba e pelo Uniandrade. O Centro Universitário de Maringá (Cesumar) foi o quarto e o primeiro do interior.

fonte: http://portal.rpc.com.br/jm/online/conteudo.phtml?tl=1&id=920076&tit=UEM-e-UEL-encabecam-ranking-das-melhores-universidades-do-Parana

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Educação inicia nesta terça-feira comemorações da Semana da Pátria


O Governo Municipal de Marialva, por meio da Secretaria de Educação e Cultura abre amanhã, terça-feira (01/09), às 8 horas, na Praça Francisco Silveira da Rocha (Concha Acústica), as comemorações cívicas da Semana da Pátria 2009. A cerimônia de abertura vai contar com a participação de representantes de todas as secretarias, departamentos municipais, autoridades locais, escolas municipais, estaduais e particulares, representantes dos segmentos sociais e a comunidade no geral.

Segundo a secretária de Educação, Maria Dolores Martins Rosada, haverá hasteamento de bandeiras, interpretação do hino nacional, e a participação da Banda Marcial de Marialva.

Vale ressaltar que até o dia 06 de setembro, todas as manhãs, um grupo diferente irá participar na praça das atividades da Semana da Pátria, sempre com início às 8 horas. O encerramento será no dia 07 de setembro, também às 8 horas, na Avenida Cristóvão Colombo, com a Corrida Pedestre.

Confira a programação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

CRONOGRAMA DA SEMANA DA PÁTRIA

Data: 1º a 06 de Setembro

Local: Concha Acústica

Horário: 8 hs

3ª feira – 01/09/09 - ABERTURA – Representantes de todas as secretarias, Departamentos municipais e todas as escolas (1 turma).

Apresentações: entoação do Hino Nacional; hasteamento das bandeiras Interpretação do Hino Nacional com Maria Inês Bataglini; Banda Marcial de Marialva.

4ª feira – 02/ 09/09 – Representantes de todas as secretarias, Departamentos municipais e das seguintes escolas (1 turma): Dr. Milton, Bitencourt, New Life, José Garbúgio, Romário Martins, Lucas Machado, Nilson Batista;

Apresentações: Hino Nacional entoado pela professora Maria Inês Bataglini.

5ª feira – 03/09/09 – Representantes de todas as secretarias, Departamentos municipais e das seguintes escolas (1 turma): Eurico Barros, Parigot, Anjos Custódios, Master, Gumercindo Lopes, São Miguel, Benedito Romualdo de Souza;

Apresentações: Hino nacional; poesia com Alysson.

6ª feira – 04/09/09 – Representantes de todas as secretarias, Departamentos municipais e das seguintes escolas (1 turma): Nilo Peçanha, Guiti Sato, João de Barro, Maria dos Santos, Saldanha Rocha, APAE, PETI; Escola Criativo.

Apresentações: Hino Nacional; PETI com uma dança; Fanfarra Mirin.

Sábado – 05/09/09 – Representantes das Secretarias e Departamentos municipais e segmentos sociais: Maçonaria, Rotary, Acimar; Club dos Trinta e ACEM.

Apresentação: Hino Nacional entoado pela professora Maria Inez; hasteamento das Bandeiras.

Domingo – 06/09/09 - Representantes das Secretarias e Departamentos municipais.

Apresentação: Hino Nacional; hasteamento das Bandeiras; Hino à Marialva entoado pela professora Izabel Nunes; Fanfarra Mirin.

NO DIA 07 DE SETEMBRO, O LOCAL MUDA PARA A AV. CRISTOVÃO COLOMBO EM FRENTE À CASA MORAES, ÀS 8 HORAS.

2ª feira – 07/09/09 - ENCERRAMENTO – Representantes de todas as Secretarias e Departamentos municipais, comunidade, segmentos sociais: Acimar, Rotary, ACEM, etc.

Apresentações: Hino nacional; Poesia com Alysson, Estatuto do Homem com as alunas: Bárbara e Maria Augusta; Banda Marcial de Marialva.

20ª CORRIDA PEDESTRE 7 DE SETEMBRO.

As inscrições estarão abertas até 02 de Setembro.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Edmar Arruda assina filiação ao PSC em encontro regional neste sábado


O empresário Edmar Arruda assina ficha de filiação ao PSC, no próximo sábado, às 16h, no Hotel Bristol, em encontro regional da legenda. Mais de 300 lideranças das microrregiões de Maringá, Campo Mourão, Astorga e Paranavaí, entre prefeitos e vereadores, devem prestigiar o evento. Estão confirmadas as presenças dos deputados federais paranaenses Ratinho Júnior e Idekazu Takayama.

Edmar Arruda, ex-vereador, ex-candidato a deputado estadual e a prefeito de Maringá será o único candidato do partido a deputado federal pela macrorregião Noroeste nas próximas eleições. Ele fará dobradinha com os candidatos a deputado estadual de toda a região.

O partido possui pré-candidatos a deputado estadual nas microrregiões de Campo Mourão (Marla Turek, ex-vereadora e secretária de Ação Social), de Astorga (ex-prefeito Carlos Keide) e de Maringá, onde há vários nomes com indicação para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa: Sidney Telles, que é atualmente suplente de deputado federal, os apresentadores Augusto Canário e Oséias Miranda, entre outros. O ex-deputado estadual Divanir Braz Palma também assina ficha de filiação nesta sábado.

“Trabalharemos com uma equipe muito boa de candidatos a deputado estadual na região Noroeste. Queremos aumentar a representatividade da região na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal”, comenta. Em todo o Paraná, o partido possui 62 pré-candidatos a estadual.

De acordo com o empresário, o encontro regional deste sábado estará também preparando o partido para as eleições de 2010 e 2012.

Atualmente, o PSC possui 11 deputados federais, quatro prefeitos, 130 vereadores e 13 vice-prefeitos. No Estado, o partido deverá apoiar a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) para governador.

Fonte: HOJE MARINGÁ

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Gastos dos deputados estaduais serão divulgados hoje na internet

A partir de hoje a população do Paraná vai poder saber como e onde os 54 deputados estaduais gastam o dinheiro público acessando o Portal da Transparência da Assembleia Legislativa. A prestação de contas mensal da verba de ressarcimento de R$ 27,5 mil destinada a cada parlamentar, as despesas do Legislativo e outras informações que nunca foram públicas vão poder ser consultadas pela internet no link da transparência no site oficial da Assembleia (www.alep.pr.gov.br).

Apesar de ser considerado um avanço, o portal não vai mostrar al­­­guns dados que, segundo especialistas, são essenciais para dar mais transparência às atividades dos deputados. A Gazeta do Povo já havia revelado, no último dia 16, que o site não traria informações importantes, tais como a publicação dos Diários Oficiais da casa; a lotação e o salários dos servidores; a lista de presença dos deputados nas sessões; e os resultado das votações.

Apresentação

A apresentação oficial do Portal da Transparência foi feita ontem durante a sessão plenária da Assembleia pelo deputado Durval Amaral (DEM), que coordenou a comissão especial criada para implantar o projeto.

Segundo ele, na prestação de contas que será publicada a partir de hoje já estarão os gastos dos deputados realizados neste mês. Do total de R$ 27,5 mil que cada parlamentar tem direito por mês, R$ 15 mil podem ser usados para alimentação, hospedagem, material de expediente, serviços gráficos, di­­vulgação da atividade parlamentar, passagens e taxas de embarque, locação de imóveis, serviços de comunicação e consultoria técnica. Foi fixado um limite de R$ 4,5 mil para combustível e R$ 3,2 mil de cota postal telefônica.

Todas as despesas vão estar es­­­pecificadas no site por meio de no­­­tas fiscais, com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa fornecedora ou prestadora de serviços. O nome da empresa, porém, não será publicado. Para pesquisar os gastos das verbas de ressarcimento dos deputados, o internauta pode escolher o ano, mês e o nome do deputado e ter acesso a um quadro com as despesas gerais do parlamentar.

Para mais detalhes sobre gastos específicos com alimentação, por exemplo, basta clicar sobre a despesa e aparecerá os valores por nota fiscal e o CNPJ do restaurante. O portal também trará os gastos com as viagens dos deputados em missões oficiais.

O salário bruto dos deputados se­­­rá publicado, com a dedução de INSS e Imposto de Renda. Atual­­­mente, o salário líquido é de R$ 9.307,11.

Além do custeio da atividade legislativa, no portal poderão ser acessadas 34 telas referentes à administração, gestão fiscal e legislação.

A lista dos servidores da Assembleia vai ser publicada, mas será a mesma que foi divulgada no mês de abril, sem os cargos que os funcionários ocupam, os salários e os gabinetes onde estão lotados. Só estará disponível uma tabela com o enquadramento do quadro efetivo e os valores dos salários dos servidores de carreira da Assembleia Legislativa, que variam de R$ 873,15 a R$ 6.633,66, fora gratificações e vantagens.

No caso dos comissionados, não haverá nenhuma referência salarial porque cada deputado pode dividir como quiser os R$ 32 mil para pagamento de pessoal a que tem direito mensalmente.

Os gastos da Casa com pessoal também serão disponibilizados. Em 2008, a Assembleia gastou R$ 190,6 milhões com pessoal ativo e R$ 52 milhões com inativos e pensionistas, totalizando R$ 243 milhões.

Será possível conferir também pela internet os relatórios de receita, despesa, dívida pública, títulos e precatórios da Assembleia Legislativa.

O presidente da Casa, Nelson Jus­­tus (DEM), disse que o portal recebeu críticas an­­­tes mesmo de entrar no ar, mas que elas foram recebidas com “bom humor, humildade e respeito”. Segundo ele, algumas delas – como a au­­sência da lista de presença e do registro de como votam os deputados – vão servir como su­­­gestões para aperfeiçoar o sistema.

“O portal não é estático e vai ser alimentado com mais informações aos poucos. Demos um passo importante que poucos tiveram coragem de dar. A transparência é um caminho sem volta e assumi esse compromisso para valer”, afirmou Justus.

Sobre a não publicação dos Diários Oficiais no site, Justus disse que eles vão continuar sendo impressos, mas que vão estar à disposição de todos na biblioteca e nos gabinetes dos deputados. Atualmente, embora sejam distribuídos aos gabinetes, não há um local na Assembleia que reúna os documentos para consulta popular.

Os salários e cargos dos funcionários também não serão publicados. Segundo Justus, a Assembleia não pode fazer isso porque é inconstitucional e “quem fez foi penalizado”. A ausência da lotação dos servidores, no entanto, dificulta o controle da população sobre o trabalho dos assessores.

Fonte: Gazeta do Povo. http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=918608&tit=Gastos-dos-deputados-estaduais-serao-divulgados-hoje-na-internet

Região de Maringá tem mais uma morte pela nova gripe; 15 pessoas estão na UTI

Morte foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Região tem agora nove mortes, sendo oito em Maringá. Cidade da nova vítima não foi divulgada
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) confirmou, em boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (26), a nona morte pela gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, na região de Maringá. O município da vítima não foi informado, mas se sabe que não é Maringá - a cidade é responsável pelas outras oito mortes.
Até quarta, Maringá tinha, de acordo com boletim da Secretaria Municipal da Saúde, 15 pacientes internados na UTI. O número representa um avanço em relação à terça (25), quando eram oito os internados em estado grave. No total, há 70 pessoas hospitalizadas na cidade

Desde o início da epidemia, Maringá teve 1777 casos suspeitos notificados, sendo 68 confirmados e 45 descartados. Há ainda 1594 pacientes com sintomas da nova gripe, mas que não oferecem risco de transmissão da doença.

Fonte:http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/gripea/conteudo.phtml?tl=1&id=918732&tit=Regiao-de-Maringa-tem-mais-uma-morte-pela-nova-gripe-15-pessoas-estao-na-UTI